sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Combinando as Cores


Para quem ainda tem duvidas e medo de errar na hora combinar as cores tanto na maquiagem quando nas roupas,  vai uma ajudinha básica!!! 



CORES PRIMÁRIAS
O vermelho, amarelo e azul são consideradas as cores primárias nos pigmentos.

CORES SECUNDÁRIAS-
São as cores obtidas através da mistura de duas cores primárias.


CORES QUENTES E FRIAS
O vermelho, o amarelo e a mistura dos dois fornecem a gama de cores quentes.


Já os azuis, os verdes e violáceos são considerados a cartela das cores frias.



Notem que as características de temperatura das cores causam sensações de frio e calor e agregam significados subjetivos como profundidade, mistério, calma associadas 'as cores frias bem como alegria, dinamismo, sensualidade associadas às cores quentes.



CORES COMPLEMENTARES


São as cores opostas no círculo cromático-(amarelo  x violeta,vermelho x verde,azul x laranja).


Possuem a propriedade de pulsarem quando colocadas uma ao lado da outra.

 
Esse pulso é provocado porque o cérebro reconhece o máximo de contraste entre as cores. A cor complementar fica impressa na retina. Por isso se olhar fixamente a imagem por 15 segundos e depois fixar os olhos numa folha em branco verá a imagem com as cores invertidas.

Tonalidade X Matiz

TONALIDE
Ao acrescentar preto ou branco a uma cor alteramos sua tonalidade para uma tonalidade mais clara (com branco) ou mais escura (com preto).


MATIZ
A variação da cor obtida com diferentes misturas entre as cores análogas ou mesmo entre cores complementares é chamada de matiz.

 


 Veja dentro de cada retângulo como a mistura exata das duas cores aparenta se mostra diferente em cada metade uma vez que o cérebro interpreta a cor por comparação com o que a cerca.

Espero ter ajudado!!!
beijos!!!

Fonte: Internet



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para mim!! qualquer outro assunto mande e-mail para somosvaidosas@gmail.com!
Obrigada!!!!